:: Introdução
A Feira de Ciências do Colégio
Vasconcelos Vieira, é um projeto que busca o aprimoramento da criatividade , além de criar no estudante o gosto pela ciência por meio da experimentação, apresentação e todos as disciplinas que envolvem
a ciência.
Este ano o Fundamental 2, vem com o tema ENERGIA, na busca pela reflexão sobre o consumo consciente de energia e seus derivados, propondo assim, mudanças de habito de todos os envolvidos.
As formas de se produzir, consumir e distribuir energia, influencia diretamente na erradicação da pobreza, além de responder eficazmente, as mudanças climáticas, melhorando as condições e qualidade de vida para a maioria da população
mundial.
:: Objetivos
- Despertar a consciência em todos os envolvidos da necessidade de economizarmos energia no planeta;
- Levar a reflexão de que a energia move o mundo sob vários pontos de vista e que o princípio de conservação da energia, a redução do consumo e dos impactos ambientais são de fundamental importância tanto para a sociedade quanto para a comunidade escolar
- Estimular os envolvidos a pensar de onde vem a energia que alimenta lâmpadas, faz chuveiro esquentar, etc..
- Falar de energia vinculando o tema a outras questões ambientais.
- Trabalhar o tema não somente relacionando-o a ações do cotidiano, mas falar de energia em termos nacionais e globais;
- Combater o desperdício de energia elétrica na escola e nas residências;
- Apontar sugestões para uma melhor distribuição de energia local e globalmente;
- Pesquisar fontes alternativas de energia limpa;
- Construir aparelhos para captação de energia limpa;
- Desenvolver campanhas para a economia de energia.
:: Avaliação
A feira de Ciências tem o valor de 0(zero) a 10 (dez) pontos , como uma nota de Avaliação Bimestral ( 3ª Nota – Nota de Atividade ).A avaliação da Feira se dará através da soma de vários quesitos que serão avaliados ao longo do projeto e na semana de 23 à 27.03 , datas das apresentações:
1. Elaboração dos trabalhos ( 4,0 pontos ) - será o valor do trabalhos escrito feito pela dupla ou trio(sorteio em sala ) que será entregue a coordenação no dia 20.03
( sexta-feira), o mesmo deverá conter ( capa, introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e anexos), chamamos a atenção no sentido do trabalho ser de pesquisa mas os textos devem ser produzidos pela equipe e não copiado de alguma fonte de pesquisa. ( a equipe pode pedir ajuda as professoras de português – Rafaele, Valdirene e Izalucia )
2. Montagem, materiais utilizados e visual da equipe ( 2,0 pontos ) – Os alunos são observados sob os aspectos de responsabilidade e organização e está pontuação depende do trabalho da equipe.
3. Apresentação (4,0 pontos ) – avaliação multidisciplinar ( realizada pelos professores de todas as disciplinas ) as notas poderão ser dadas individualmente ou para a equipe, quando será observado o domínio do assunto abordado.
Dias de apresentações:
23.03 (segunda-feira) 6º ano M/T
24.03 (terça-feira) 7º ano M/T
25.03 (quarta-feira) Feriado
26.03 (quinta-feira) 8º ano M/T
27.03 (sexta-feira) 9º ano M/T
Horários: de 17:30h às 18:30h.
> 6º ano
- Energia Solar
- Como e quem descobriu ( história )
- Onde é utilizada , em que países, regiões e de que forma ( geografia )
- Demonstração cientifica da energia produzida pelo sol ( ciências )
- Estatisticamente como podemos economizar energia ( matemática )
- Energia Eólica
- Como e quem descobriu ( história )
- Onde é utilizada , em que países, regiões e de que forma. ( geografia )
- Demonstração cientifica da energia produzida pelo sol ( ciências )
- Estatisticamente como podemos economizar energia ( matemática )
- Fontes de energia renováveis e não renováveis
- Vantagens e desvantagens de energia solar e eólica
- Energia dos alimentos
- Energia sustentável
- Hidrelétrica e o meio ambiente
- Dicas de economizar energia
- Impacto das energias renováveis na natureza.
> 7º ano
- Energias alternativas ( sol, vento, rios e oceanos )
- Cadeia alimentar e o fluxo de energia
- Energia termelétrica
- Recursos energéticos fósseis
- Energia geotérmica ( centro da terra )
- Fontes de energia ( carvão mineral e vegetal )
- Petróleo
- Energia térmica
> 8º ano
- Biocombustível
- Energia Clandestina
- Energia do corpo humano
- Gestão de bacias e reservatórios
- Eficiência energética ( os meios mais eficientes )
- Medição e faturamento de energia elétrica (coelce )
- Energia química
- Energia potencial elétrica
> 9º ano
- Energia mecânica
- Energia nuclear
- Energia radiante
- Energia potencial gravitacional
- Energia cinética
- Magnetismo e electromagnetismo
- Risco e segurança no uso da eletricidade(choque e de alta tensão)
- Energia celular
- Hidrogênio
- Cálculo de energia gasta
- Supervisão, controle e proteção de sistemas de energia elétrica ( Segurança do trabalho )
Observação Importante
A participação do professor orientador é fundamental para o bom desenvolvimento das equipes, por isso procurem os mesmos e façam um excelente trabalho.
Para mais informações procure a coordenação.