Feira de Ciências | Água e Energia | Fundamental 2


:: Introdução

A Feira de Ciências do Colégio 
Vasconcelos Vieira, é um projeto que busca o aprimoramento da criatividade , além de criar no estudante o gosto pela ciência por meio da experimentação, apresentação e todos as disciplinas  que envolvem 
a ciência.

Este ano o Fundamental 2, vem com o tema ENERGIA, na busca pela reflexão sobre o consumo consciente de energia e seus derivados, propondo assim, mudanças de habito de todos os envolvidos.

As formas de se produzir, consumir e distribuir energia, influencia diretamente na erradicação da pobreza, além de responder eficazmente,   as   mudanças climáticas, melhorando as condições e qualidade de vida para a maioria da população 
mundial.


:: Objetivos
  • Despertar a consciência em todos os envolvidos da necessidade de economizarmos energia no planeta;
  • Levar a reflexão de que a energia move o mundo sob vários pontos de vista e que o princípio de conservação da energia, a redução do consumo e dos impactos ambientais são de fundamental importância tanto para a sociedade quanto para a comunidade escolar
  • Estimular os envolvidos a pensar de onde vem a energia que alimenta lâmpadas, faz chuveiro esquentar, etc..
  • Falar de energia vinculando o tema a outras questões ambientais.
  • Trabalhar o tema não somente relacionando-o a ações do cotidiano, mas falar de energia em termos nacionais e globais;
  • Combater o desperdício de energia elétrica na escola  e nas residências;
  • Apontar sugestões para uma melhor distribuição de energia local e globalmente;
  • Pesquisar fontes alternativas de energia limpa;
  • Construir aparelhos para captação de energia limpa;
  • Desenvolver campanhas para a economia de energia.



:: Avaliação

A feira de Ciências tem o valor de 0(zero) a 10 (dez) pontos , como uma nota de Avaliação Bimestral ( 3ª Nota – Nota de Atividade ).A avaliação da Feira se dará através da soma de vários quesitos que serão avaliados ao longo do projeto e na semana de 23 à 27.03 , datas das apresentações:

1. Elaboração dos trabalhos ( 4,0 pontos ) - será o valor do trabalhos escrito feito pela dupla ou trio(sorteio em sala ) que será entregue a coordenação no dia 20.03 
( sexta-feira), o mesmo deverá conter ( capa, introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e anexos), chamamos a atenção no sentido do trabalho ser de pesquisa mas os textos devem ser produzidos pela equipe e não copiado  de alguma fonte de pesquisa. ( a equipe pode pedir ajuda as professoras de português – Rafaele, Valdirene e Izalucia )

2. Montagem, materiais utilizados e visual da equipe ( 2,0 pontos ) – Os alunos são observados sob os aspectos de responsabilidade e organização e está  pontuação depende do trabalho da equipe.

3. Apresentação (4,0 pontos ) – avaliação multidisciplinar ( realizada pelos professores de todas as disciplinas ) as notas poderão ser dadas individualmente ou para a equipe, quando será observado o domínio do assunto abordado.

        Dias de apresentações:

      23.03 (segunda-feira)    6º ano M/T  
      24.03 (terça-feira)      7º ano M/T   
      25.03 (quarta-feira)      Feriado          
      26.03 (quinta-feira)      8º ano M/T      
      27.03 (sexta-feira)        9º ano M/T      

        Horários: de 17:30h às 18:30h.

> 6º ano
  • Energia Solar 
   - Como  e quem descobriu ( história )
   - Onde é utilizada , em que países, regiões e de que  forma ( geografia )
   - Demonstração cientifica da energia produzida pelo sol ( ciências )
   - Estatisticamente como podemos economizar energia ( matemática )

  • Energia Eólica
   - Como  e quem descobriu ( história )
   - Onde é utilizada , em que países, regiões e de que forma. ( geografia )
   - Demonstração cientifica da energia produzida pelo sol ( ciências )
   - Estatisticamente como podemos economizar energia ( matemática )
  • Fontes de energia renováveis e não renováveis 
  • Vantagens e desvantagens de energia solar e eólica
  • Energia dos alimentos
  • Energia sustentável
  • Hidrelétrica e o meio ambiente
  • Dicas de economizar energia
  • Impacto das energias renováveis na natureza.


> 7º ano
  • Energias alternativas ( sol, vento, rios e oceanos )
  • Cadeia alimentar e o fluxo de energia 
  • Energia termelétrica 
  • Recursos energéticos fósseis
  • Energia geotérmica ( centro da terra )
  • Fontes de energia ( carvão mineral e vegetal )
  • Petróleo
  • Energia térmica

> 8º ano
  • Biocombustível
  • Energia Clandestina
  • Energia do corpo humano
  • Gestão de bacias e reservatórios
  • Eficiência energética ( os meios mais eficientes )
  • Medição e faturamento de energia elétrica (coelce )
  • Energia química
  • Energia potencial elétrica

> 9º ano

  • Energia mecânica
  • Energia nuclear
  • Energia radiante
  • Energia potencial gravitacional
  • Energia cinética
  • Magnetismo e electromagnetismo
  • Risco e segurança no uso da eletricidade
    (choque e de alta tensão)
  • Energia celular
  • Hidrogênio
  • Cálculo de energia gasta
  • Supervisão, controle e proteção de sistemas de energia elétrica ( Segurança do trabalho )

 Observação Importante

A participação do professor orientador é fundamental para o bom desenvolvimento das equipes, por isso procurem os mesmos e façam um excelente trabalho.


Para mais informações procure a coordenação.