Feira de Ciências | Água e Energia | Fundamental 1


:: INTRODUÇÃO

Com aquecimento global a humanidade vem sofrendo grandes prejuízos, a escassez de água é um deles, tendo em vista um bem que não teremos para sempre, que o uso consciente ajudará a sua preservação e conservação, trabalharemos os alunos do Ensino Fundamental 1 a uma reflexão teórica e prática a observarem de perto o uso da água no nosso cotidiano.

:: JUSTIFICATIVA

Espera-se que, ao desenvolver esta Feira de Ciências, comportamentos corretos quanto ao uso racional da água possam ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.

:: OBJETIVOS
  • Colaborar com a preservação e economia deste bem natural: a água.
  • Analisar o grande prejuízo que a população terá como a escassez da água.
  • Refletir sobre o uso correto da água nas atividades do dia a dia.
  • Reconhecer a importância desse líquido essencial para a saúde da humanidade.
  • Demonstrar aos alunos e consequentemente às famílias a necessidade de cuidar hoje, desse bem natural: a água, para termos um futuro garantido.

 1º ANO 
  • A importância da água no ambiente: para o ser humano, animais e plantas.
  • Composição da água; 
  • Cheiro da água;
  • Sabor da água;
  • Cor da água;
  • Estados físicos da água;
  • Utilidades da água;
  • Onde podemos encontrar a água;
  • Experiências.

 2º ANO 

  • Água doce e salgada;
  • Água potável;
  • Higienização dos alimentos, fazendo o uso da água;
  • Qual a importância da água para nós, na higiene   diária, lazer, hidratação e tarefas domésticas;
  • Experiência do feijão;
  • Trabalhar a infusão com: ervas, folhas e flores, talos, raízes e cascas;
  • Plantas;
  • Experiências.

 3º ANO 
  • Ciclo da água;
  • Estados Físicos da água;
  • Desperdício da água e de que forma pode ser reutilizada;
  • Irrigação;
  • Experiência: Culinária – com gelatina (enfatizar o uso da água na receita e suas transformações);
  • Brincadeira: Transportar sem desperdiçar(experiência);
  • Experiência: Preparar um drinque a base de água;
  • Dicas de como economizar água.

 4º & 5º ANO 
  • Estações de tratamento da água e esgoto;
  • Experiência: Técnicas de separação de misturas, que são aplicadas nos sistemas de tratamento da água: decantação, floculação, filtração e desinfecção;
  • Utilização da água no planeta;
  • O que pode acontecer com a água quando ocorre o desmatamento, as queimadas e etc.;
  • Degradação da água;
  • Experiência: A água que tem no planeta;
  • Experiência: Preparar um bolo a base de água;
  • Mitos e verdades sobre a água;
  • Poluição e contaminação da água;
  • Dicas para não poluir a água;
  • Quais os prejuízos causados pelo lançamento do esgoto no rio? (Experiência)
  • Veneno jogado nas plantações para acabar com as 

        Dias de apresentações:

      23.03 (segunda-feira)    6º ano M/T  
      24.03 (terça-feira)      7º ano M/T   
      25.03 (quarta-feira)      Feriado          
      26.03 (quinta-feira)      8º ano M/T      
      27.03 (sexta-feira)        9º ano M/T      

        Horários: de 17:30h às 18:30h.(turnos: manhã e tarde)

  • Nos dias da feira teremos aula normal pelo turno da manhã, e no período da tarde aula até às 16:30h.
  • A professora junto com a sua turma terão 30 minutos para organizarem a quadra para a exposição da feira.
  • Traje dos alunos: Blusa padrão da farda + calça jeans e tênis escolar (sugestão: usar na hora da feira uma blusa azul).
  • A feira valerá de 0 a 5 pontos para a prova de ciências ap 2ª etápa.

Para mais informações procure a coordenação.