:: INTRODUÇÃO
Com aquecimento global a humanidade vem sofrendo grandes prejuízos, a escassez de água é um deles, tendo em vista um bem que não teremos para sempre, que o uso consciente ajudará a sua preservação e conservação, trabalharemos os alunos do Ensino Fundamental 1 a uma reflexão teórica e prática a observarem de perto o uso da água no nosso cotidiano.
:: JUSTIFICATIVA
Espera-se que, ao desenvolver esta Feira de Ciências, comportamentos corretos quanto ao uso racional da água possam ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.
:: OBJETIVOS
- Colaborar com a preservação e economia deste bem natural: a água.
- Analisar o grande prejuízo que a população terá como a escassez da água.
- Refletir sobre o uso correto da água nas atividades do dia a dia.
- Reconhecer a importância desse líquido essencial para a saúde da humanidade.
- Demonstrar aos alunos e consequentemente às famílias a necessidade de cuidar hoje, desse bem natural: a água, para termos um futuro garantido.
1º ANO
- A importância da água no ambiente: para o ser humano, animais e plantas.
- Composição da água;
- Cheiro da água;
- Sabor da água;
- Cor da água;
- Estados físicos da água;
- Utilidades da água;
- Onde podemos encontrar a água;
- Experiências.
2º ANO
- Água doce e salgada;
- Água potável;
- Higienização dos alimentos, fazendo o uso da água;
- Qual a importância da água para nós, na higiene diária, lazer, hidratação e tarefas domésticas;
- Experiência do feijão;
- Trabalhar a infusão com: ervas, folhas e flores, talos, raízes e cascas;
- Plantas;
- Experiências.
3º ANO
- Ciclo da água;
- Estados Físicos da água;
- Desperdício da água e de que forma pode ser reutilizada;
- Irrigação;
- Experiência: Culinária – com gelatina (enfatizar o uso da água na receita e suas transformações);
- Brincadeira: Transportar sem desperdiçar(experiência);
- Experiência: Preparar um drinque a base de água;
- Dicas de como economizar água.
4º & 5º ANO
- Estações de tratamento da água e esgoto;
- Experiência: Técnicas de separação de misturas, que são aplicadas nos sistemas de tratamento da água: decantação, floculação, filtração e desinfecção;
- Utilização da água no planeta;
- O que pode acontecer com a água quando ocorre o desmatamento, as queimadas e etc.;
- Degradação da água;
- Experiência: A água que tem no planeta;
- Experiência: Preparar um bolo a base de água;
- Mitos e verdades sobre a água;
- Poluição e contaminação da água;
- Dicas para não poluir a água;
- Quais os prejuízos causados pelo lançamento do esgoto no rio? (Experiência)
- Veneno jogado nas plantações para acabar com as
Dias de apresentações:
23.03 (segunda-feira) 6º ano M/T
24.03 (terça-feira) 7º ano M/T
25.03 (quarta-feira) Feriado
26.03 (quinta-feira) 8º ano M/T
27.03 (sexta-feira) 9º ano M/T
Horários: de 17:30h às 18:30h.(turnos: manhã e tarde)
- Nos dias da feira teremos aula normal pelo turno da manhã, e no período da tarde aula até às 16:30h.
- A professora junto com a sua turma terão 30 minutos para organizarem a quadra para a exposição da feira.
- Traje dos alunos: Blusa padrão da farda + calça jeans e tênis escolar (sugestão: usar na hora da feira uma blusa azul).
- A feira valerá de 0 a 5 pontos para a prova de ciências ap 2ª etápa.
Para mais informações procure a coordenação.